29 de mar de 2008

Comemoração: Dia do Livro (informações)

Dia Nacional do Livro
O dia internacional do livro infantil é 2 de abril, data escolhida por ter sido o dia do nascimento de Hans Christian Andersen, o mais famoso escritor dinamarquês e quem "inicia" a literatura infantil. Seus livros foram traduzidos em quase todas as línguas, encantando crianças do mundo inteiro. Andersen nasceu em 2 de abril de 1805, falecendo em 1875.
O dia nacional do livro infanto-juvenil é comemorado em 18 de abril, porque nesse dia nasceu o criador da literatura infantil no Brasil, Monteiro Lobato. Ele traduziu e adaptou para as crianças os clássicos da literatura mundial, entre eles "As viagens de Guliver" e "Robson Crusoé".
O mais famoso seriado de televisão, o "Sítio do Pica-pau Amarelo", tornou conhecidos seus personagens literários: Emília, D. Benta, Narizinho, Pedrinho, tia Nastácia, Visconde de Sabugosa, entre outros.
José Bento Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, a 18 de abril de 1882, e faleceu em São Paulo em 4 de julho de 1948.
♥♥♥
Atualmente, centenas de ótimos escritores brasileiros seguem os passos do escritor paulista e, graças a eles, a produção literária infanto-juvenil no Brasil, se não supera, pelo menos se equipara à dos países do primeiro mundo.
♥♥♥
Fonte: Basacchi, Mario. Origem das datas comemorativas. São Paulo: Paulinas, 2000.

Organizado por Ivanise Meyer®

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...